• Treinamento de "inbounds" deste ano 2013.

    Qui, 17 de Outubro de 2013 08:42
  • seleção de intercâmbio

    Sex, 11 de Julho de 2014 17:11
  • Primeiro RYLA Nacional

    Ter, 15 de Setembro de 2009 20:36
  • Programa de Longo Prazo

    Ter, 15 de Setembro de 2009 20:34
  • Jovens do Distrito 4530 finalizam os preparativos para o intercâmbio 2010/2011

    Sex, 24 de Julho de 2009 21:00

Programa de Intercâmbio.

O que é?

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, mais de 80 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8.000 mil jovens todos os anos.

Com mais de 30.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Nos últimos anos, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos chegou à marca de 1023 jovens, o que representa 55% dos intercambistas da América Latina.

Considerado um dos melhores programas de intercâmbio do mundo, o Programa de Intercâmbio de Jovens teve sua origem brasileira em Belo Horizonte, iniciado pelo médico e professor Ruy Pimenta Filho em 1967.

Do Distrito 4530 já participaram mais de 600 jovens que foram morar durante um ano no exterior em destinos dos mais variados: Tailândia, Barbados, Austrália, Japão, África do Sul, Indonésia,  e Equador, além dos tradicionais destinos EUA, Canadá, França, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Finlândia  e mais de 20 outros países.

A seleção dos jovens é rigorosa e os testes acontecem um vez por ano em Outubro/Novembro para as turmas que partem no ano seguinte. A idade da seleção atual também tem que ser enquadrada entre jovens de 15 e 17 anos, primeiro grau completo e boa escolaridade são exigidos, além de muita vontade de ir morar no exterior. As partidas serão em janeiro e agosto, dependendo do destino.

São valorizadas as atividades extracurriculares, esportes, artes e conhecimento de atualidades brasileiras na seleção dos jovens.

Comparando com os demais programas de estudo no exterior, o do Rotary é o de menor custo para a família além de sua excelente qualidade e grande segurança. Daí ser grande o número de candidatos. As famílias anfitriãs são, também, voluntárias sem qualquer compensação pecuniária   para acolher os estudantes em suas residências.


Região Geográfica:

Nosso Distrito 4530 é localizado na Região Centro-Oeste e abrange uma área envolvendo o Distrito Federal, Parte do Estado de Goiás e o Estado de Tocantins, com mais de 4.000.000 habitantes.
Atualmente a Sede do Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4530 está situada em Brasília, sendo que muitascidades dos Estados de Goiás e Tocantins vem participando ativamente do programa.